Ttc fisioterapia
FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
ANTONIA APARECIDA DE ALMEIDA GONÇALVES
ELAINE ALVES DE ABREU JOAQUIM
RECURSOS DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO
DA SÍNDROME DOLOROSA MIOFASCIAL
INDAIATUBA
2010
ANTONIA APARECIDA DE ALMEIDA GONÇALVES
ELAINE ALVES DE ABREU JOAQUIM
RECURSOS DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DOLOROSA MIOFASCIAL
Monografia apresentada como exigência parcial para obtenção do título de graduação em fisioterapia, à banca examinadora da Faculdade Anhanguera Indaiatuba, sob orientação da Profª. MS. Glauce Aparecida Esfefani.
FAI
2010
RECURSOS DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DOLOROSA MIOFASCIAL
RESUMO
A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) é definida pela Associação Internacional de Estudo da Dor como uma síndrome dolorosa regional relacionada a uma das causas mais comuns de dor músculo esquelética. Pode ser primaria ou resultante de anormalidades orgânicas ou funcionais. Tem alta prevalência em mulheres, acometendo as regiões cervicais, trapézio, lombar e glúteo principalmente. É caracterizada pela ocorrência de dor muscular, localizada ou referida, bandas rígidas, perceptíveis à palpação, com áreas hipersensíveis, denominado pontos gatilhos. O diagnóstico é clinico, apresentando a maioria dos casos fatores desencadeantes. O tratamento consiste na desativação dos pontos gatilhos através da utilização de medicamentos, fisioterapia, e o controle dos fatores desencadeantes é fundamental para o sucesso do tratamento da SDM. Este estudo tem por objetivo identificar uma modalidade terapêutica mais eficaz no tratamento da SDM.
PALAVRAS-CHAVE
Síndrome dolorosa miofascial, pontos gatilhos, fisioterapia, eletrotermoterapia, terapia manual.
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO 1.1. Quadros Clínico (Sinais e Sintomas) 1.1.1. Avaliação dos Pontos Gatilhos 1.1.2. Avaliação do Comportamento da Dor em cada região