Ponto de fusão
O presente trabalho busca identifica a temperatura na qual um sólido cristalino se funde PA poder identificar o ponto de fusão do composto. Definir se essa temperatura acontece em pressão de 1atm. E se esse composto orgânico cristalino tem um ponto de fusão bem definido. Entretanto reconhecer se a presença de pequenas quantidades de impurezas.
1.0 INTRODUÇÃO
Os compostos orgânicos possuem, em sua maioria,ligações covalentes. As forças de interação entre moléculas covalentes(polares ou apolares)são relativamente fracas, pois se caracterizam como forças de atração do tipo dipolo-dipolo ou do tipo de London,(dipolo instantâneo –dipolo instantâneo). Como consequência da fraqueza dessas forças de interação, os compostos covalentes são, em geral gases ou líquidos; aqueles que se apresentam no estado sólido caracterizam-se por possuir pontos de fusão relativamente baixos (inferiores a 300ºC).
Diante deste contexto, ponto de fusão é uma características intrínseca de cada composto e, consequentemente, pode ser utilizado para identifica-lo.
O ponto de fusão depende das forças existentes entre as moléculas (ou entre íons, no caso de cristais iônicos) da substância sólida. Se estiverem fortemente ligadas umas às outras, a temperatura necessária para separá-las deve ser elevada, para dispô-las em sua nova forma, o líquido. Neste estado as partículas não podem se afastar muito umas das outras e nem se avizinhar demais. Por isso, suas características físicas são intermediárias entre sólidos e gases.1
O ponto de fusão, a certa pressão, é sempre um valor constante e característico de uma substância pura, por isso sua determinação se baseia em um método cuja finalidade é calcular e determinar de forma exata o grau de pureza de um sólido e identificar amostras desconhecidas; uma vez que existem tabelas de pontos de fusão para uma série de substâncias pura.2
2.0OBJETIVOS
* OBJETIVO GERAL
Identificar os compostos orgânicos sólido, através do seu ponto