Ponto de Compensação e saturação
O ponto de compensação luminoso corresponde à taxa de luz em que a atividade fotossintetizante é igual à atividade respiratória. Isso significa que nesse ponto, a planta consome na respiração um quantidade de O2 equivalente à produzida na fotossíntese; ou que consome na fotossíntetizante uma quantidade de CO2 equivalente à liberada pela respiração.
Uma fonte se encontra-se acima do ponto de compensação quando a intensidade luminosa é tal que a fotossintese supera a respiração; por outro lado, a planta está abaixo do ponto de compensação quando a atividade respiratória supera a atividade fotosssintetizante , devido a carência de luz.
Uma planta não sobreviverá se for mantida infinitamente no ponto de compensação ou abaixo dele. Nessas circuntâncias, a planta não disporá de alimentos para garantir a manutenção de sua atividade nos momentos em que somente respira (ausência de luz ) : a planta portanto, irá definhando até a morte.
Quanto ao ponto de compensação, as plantas se dividem em: heliófitas ou plantas de sol : apresentam elevado ponto de compensação; umbrófitas ou plantas de sombra: a presentam baixo ponto de compensação .
Ponto de Saturação:
A fotossíntese é o método pelo qual plantas e algas utilizam a energia obtida através dos fótons (partículas da luz) para sintetizar alimentos. A saturação fotossintética é o nível máximo que a fotossíntese atinge. Apesar deste ser um processo comum a todas as plantas, nem todas realizam a fotossíntese da mesma maneira. A taxa máxima de atividade fotossintética é diferente para cada variedade de plantas, varia em uma mesma planta em diferentes estações e pode também ser limitada pela disponibilidade dos compostos necessários para este processo.
Saturação fotossintética para diferentes plantas
As plantas apresentam, entre si, pontos ótimos de saturação diferentes. Da mesma forma, dependendo do tipo da folha, a realização da fotossíntese ocorrerá em taxas dirversas, e