Fotossíntese: visões distintas
A fotossíntese consiste na capacidade dos vegetais em converter energia luminosa em energia química, através da síntese da água com a luz, a planta consegue converter o gás carbônico em glicose, sendo esse processo essencial para a sobrevivência desse organismo.
Entre as estruturas presentes na fotossíntese podemos citar as folhas, responsáveis pela recepção direta da luz solar através dos mesófilos, os parênquimas paliçádicos e parênquimas lacunosos que abrigam os cloroplastos que são estruturas dotadas de um pigmento chamado clorofila, a clorofila tem a função de sintetizar a radiação fotossinteticamente ativa em energia para o vegetal.
A fotossíntese é um processo essencial para toda a biosfera terrestre, uma vez que efetua o fornecimento de oxigênio para todos os organismos heterotróficos incluindo nós humanos. A manutenção de áreas verdes e matas nativas são essenciais para a sobrevivência de todo um ecossistema, sendo o papel dos seres humanos impedirem o desmatamento dessas áreas verdes.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/56648/fisiologia-vegetal-fotossintese#ixzz3IPRAQLoRA natureza fornece itens essenciais à vida, um dos principais é o oxigênio liberado pelas plantas durante a fotossíntese. Inspirado nessa reação, o estudante de engenharia Julian Malchiorri, criou uma folha artificial, que também é capaz de absorver água e dióxido de carbono para produzir oxigênio.
A criação pode ajudar a melhorar a qualidade do ar em diversas áreas do planeta e até mesmo ajudar os pesquisadores a desbravar o espaço. “As plantas não crescem em gravidade zero. A Nasa está pesquisando diferentes formas de produzir