Net CA
O NFS é um daemon que permite exportar diretórios de um computador de forma que eles possam ser montados remotamente, permitindo o acesso a seus arquivos e subdiretórios.
O NFS no lado servidor
Atuando como servidor, um computador exporta um diretório, ou seja, ele torna o diretório disponível na rede de forma a ser utilizado por outros computadores.
Para que um diretório seja exportado automaticamente durante a inicialização do sistema, ele deve constar no arquivo /etc/exports. Tal arquivo contém uma série de linhas, cada uma indicando um diretório a ser exportado e seus parâmetros de exportação.
O primeiro campo de uma linha contém o diretório a ser exportado. Após a identificação do diretório segue uma lista de clientes, onde cada cliente possui um série de parâmetros entre parênteses.
Por exemplo, para exportar o diretório /home/extra para o host alfa com permissão de leitura e gravação, e para o host beta com permissão de somente leitura, sua linha
Os clientes podem ser identificados por:
- seu nome de host
- curingas (* e ?)
- redes IP (endereço IP / máscara de rede)
Algumas opções de exportação são:
- ro somente leitura
- rw leitura e gravação
O comando exportfs pode ser utilizado para controlar que sistemas de arquivos serão ou não exportados. Alguns exemplos exportfs -a exporta todos os diretórios listados no arquivo /etc/exports
exportfs -ua cancela a exportação de todos os diretórios exportados
exportfs -o rw alfa:/home/extra exporta o diretório /home/extra para o host alfa com permissão de leitura e gravação
exportfs -u alfa:/home/extra cancela a exportação do diretório /home/extra para o host alfa
O NFS no lado cliente
No cliente os sistemas de arquivos são montados da mesma forma como os sistemas de arquivos locais. É utilizado normalmente o comando mount, sendo que a ele deve ser acrescentado o servidor que fez a exportação do diretório.
Por exemplo, para montar no