Revisão de Economia – AVI
2) Do lado do fluxo real estão o emprego dos recursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Do lado monetário se dá a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos. De maneira simples podemos dizer que fluxo real é tudo aquilo que as famílias oferecem às empresas para que estas possam existir, exemplo: recursos naturais, trabalho, mão de obra e capacidade empresarial. Na mesma ordem, as empresas oferecem às famílias aquilo que elas precisam para se manterem, exemplo: produtos industrializados, empregos.
3) quando reduz o preço de um determinado produto ou serviços pode-se dizer que aumenta a demanda.
4)
A – Oligopólio/ Cartel
B – Monopólio
C – Monopolística
5) Fatores de Produção do Brasil
Fatores de produção
Remuneração
Terra
Aluguéis
Trabalho
Salários
Capital
Lucro e juros
Tecnologia
Roytes
Conhecimento
Participação nos lucros
6) Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir (a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).
7) Laissez-faire é hoje expressão-símbolo do liberalismo econômico, na versão mais pura de capitalismo de que o mercado deve funcionar livremente, sem interferência do governo, apenas com regulamentos suficientes para proteger os direitos de propriedade. Ao pé da letra, laissez-faire, em francês, significa “deixe