Pontes
INTRODUÇÃO
A humanidade passou por muitas transformações ao longo dos tempos, descobriu e desbravou muitos lugares construindo abrigos estabelecendo assim vilas que mais tarde transformar-se-iam em cidades. Mas ao longo dessa jornada encontrou obstáculos naturais em seu caminho que nem sempre foram fáceis de serem superados tais como cânions, vales e rios.
Desde que a humanidade deixou de ser “nômade” e passaram a estabelecerem-se em lugares específicos, as pontes têm se tornado um meio muito importante de desenvolvimento e acessibilidade. As mesmas ao longo dos tempos passaram por diversas transformações e adaptações para atenderem as mais diversas necessidades sejam para a passagem de pessoas, veículos de passeio ou transporte de cargas.
PONTES
Como se sabe, as pontes desempenham um papel fundamental no que diz respeito à acessibilidade, na medida em que a sociedade passou a evoluir evoluíram também as técnicas utilizadas para as construções. Pontes permitem-nos ultrapassar determinados obstáculos naturais ou artificiais, facilitando-nos, portanto, bastante a vida. As primeiras pontes a serem construídas apresentavam uma característica bem rudimentar, feitas em madeira sem que houvesse qualquer estudo ou cálculo que pudesse predispor o quanto de carga ela suportaria, visto a necessidade de construir uma estrutura mais resistente o homem vai à busca de novos materiais que pudesse oferecer maior segurança em suas travessias.
HISTÓRIA
As primeiras pontes eram formadas naturalmente pela queda de troncos de árvores sobre rios ou outras situações, o homem vendo isso passa então a usar como modelo para criar suas próprias pontes. Como se sabe, as pontes desempenham um papel fundamental no que diz respeito à acessibilidade, na medida em que a sociedade passou a evoluir evoluíram também as técnicas utilizadas para as construções.
Com o surgimento de uma vida mais sedentária e o inicio da idade do bronze, começou a se pensar em