Atividade estruturada
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 01
2. REFERENCIAL TEÓRICO 02
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 04
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 05
ANEXOS ..................................................................................................................06
1. INTRODUÇÃO
De acordo com a atividade proposta pelo professor Wellington Machado Lucena. Desenvolvemos este trabalho a fim de demonstrar o perfil do administrador abrangendo as habilidades necessárias para a perfeita consecução da profissão; O seu surgimento dada à ineficiência pós Revolução Industrial nas unidades fabris; A regulamentação do exercício da profissão através da lei nº 4.769; A formação do profissional, bem como seu juramento e contribuição para com a sociedade.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
A administração surgiu em virtude das grandes consequências provocadas pela Revolução industrial, dentre elas: Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir a administração capaz de substituir o empirismo e improvisação; necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
Taylor, engenheiro americano, foi o precursor da administração cientifica, e o estudo da administração como ciência. Preconizava a prática de divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos afim de assegurar seus objetivos “de máxima produção a mínimo custo” seguindo os princípios de aptidão e capacidade física do operário. Para Taylor as propostas básicas da administração eram: planejamento, padronização, especialização e controle. Em uma empresa centralizada e com baixíssimos cargos hierárquicos.
Apesar das decorrências negativas da teoria de Taylor, é inegável a sua