Pontes
________________________________________
HISTORICO DAS PONTES
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
As pontes são construídas para permitir a passagem (sobre o obstáculo a transpor) de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou conduta de água.
Quando é construída sobre um curso de água, o seu tabuleiro é freqüentemente situado a altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob sua estrutura. Quando constrói sobre um meio seco costuma-se chamar pontes de viadutos como uma forma de apelidar pontes em meios urbanos.
Viadutos são muito comuns em grandes metrópoles, onde o intenso tráfego de veículos, normalmente de grandes avenidas, ou vias expressas não podem ser ligeiramente interrompidos. Alem de cidades que possuem muitos acidentes geográficos, onde o viaduto serve para ligar dois pontos mais altos de uma determinada região e relevo.
As primeiras pontes
Desde tempos remotos que o Homem necessita de ultrapassar obstáculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes devem ter surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, o Homem imitou a natureza, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas ou pedras, usando suportes simples e traves mestras.
Com o surgimento da idade do bronze e a predominância da vida sedentária, tornou-se mais importante a construção de estruturas duradouras, nomeadamente, pontes de lajes de pedra. Das pontes em arco há vestígios desde cerca de 4000 a.C. na Mesopotâmia e no Egipto, e, mais tarde, na Pérsia e na Grécia(cerca de 500 a.C.).
A mais antiga estrutura chegada aos nossos dias é uma ponte de pedra, em arco, situada no Rio Meles, na região de Esmirna, na Turquia, e datada do século IX a.C.[1]
As pontes romanas
A primeira ponte romana teria sido construída no Tibre no ano 621 a.C. e foi chamada de