Ponte
HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO NO MUNDO III
PONTE DE MADEIRA
A ponte utilizada como referência em nosso trabalho é a Keystone Wye Bridge, localizada em Dakota do Sul nos EUA.
Ela foi construída nos anos de 1966 e 1967, e o material utilizado é a MLC, madeira laminada colada.
Foi projetada por Clyde Jundt, e foi projetada para ligar duas estradas divididas, a EUA16 e a 16A EUA, localizadas na Black Hills.
A ponte mais alta da foto acima, é apoiada por treliças de madeira, e são usadas na ponte 6 peças de madeira laminada colada (MLC).
Mais 3 peças foram construídas, porém falharam nos testes de garantia de qualidade, pois estavam montados em uma escultura piramidal, que durante anos foi localizado na saída EUA 16 na borda.
O nome Keystone Wye antecede significativamente a construção do intercâmbio moderno, e remonta á década de 1930 e a construção do Monte Rushmore, quando o senador e governador Peter Norbeck expôs uma série de estradas no Black Hills centro-sul para viagens de turismo, focando Monte Rushmore e Harney Peak.
A ponte inclui lay-by (área pavimentada ao lado de uma estrada principal, onde os carros podem parar temporariamente) com informações sobre histórico e paisagístico da área, um pátio de manutenção e várias estradas secundárias que ligam as principais rodovias.
As dificuldades encontradas pelo grupo foi primeiramente a de achar uma ponte para ser utilizada como referencial.
Não encontrávamos de jeito nenhum uma ponte que fosse para carros e não para pedestres, que fosse de madeira, treliçada, e ainda que fosse da época da Revolução Industrial.
Depois de acharmos, nos demos conta de que o outro grupo tinha escolhido a mesma ponte. Então pesquisamos mais, mas nada de encontrar.
Consultamos a professora, e ela disse que não tinha problema, então começamos a fazer a maquete.
Escolhemos a escala 1:200, que é bem reduzida, deixando a ponte bem pequena.
Aí veio outra