Ponte h
2 INTRODUÇÃO
A ponte H é um circuito eletrônico que permite que um motor elétrico de corrente contínua (DC), possa girar tanto em um sentido como em outro.
Sua principal característica é que ele possui dois terminais elétricos, um positivo e um negativo. Se uma corrente elétrica percorre no sentido normal o eixo do motor gira para um lado. Se a corrente elétrica é invertida, o eixo gira para o outro lado. Estes circuitos são geralmente utilizados em robótica e estão disponíveis em circuitos prontos ou podem ser construídos por componentes.
Portanto, podemos inverter o sentido de rotação do eixo simplesmente invertendo a polaridade dos terminais elétricos, e por consequência, invertendo a corrente para que a cadeira de rodas se movimente para frente e para trás.
Para construção da ponte H pode ser utilizado qualquer tipo de componente que simule uma chave liga-desliga como transistores, relés, MOSFETs.
O nome ponte H é dado pela forma que assume o circuito quando montado. O ciruito é construído com quatro "chaves" ( S1-S4 ) que são acionadas de forma alternada ( S1 e S4 ou S2 e S3). Para cada configuração das chaves o motor gira em um sentido. As chaves S1 e S2 assim como as chaves S3 e S4 nao podem ser ligadas ao mesmo tempo pois podem gerar um curto circuito.
Para que o circuito elétrico fique protegido, é aconselhável que sejam configuradas portas lógicas com componentes 7408 e 7406 a fim de que nunca ocorram as situações de curto circuito descritas acima.
Para evitar possíveis danos quando os transistores são desligados, é ideal adicionar um diodo em paralelo com cada transistor com a finalidade de drenar a corrente que poderia forçar a passagem através dos transistores pois as propriedades indutivas do motor forçam a corrente a continuar fluindo
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo geral do trabalho
O circuito é muito interessante pois ele é muito simples de ser montado e é um circuito muito usado na