Ponte H
Resumo:
A ponte H, é um circuito elétrico que possibilita controlar o sentido de rotação dos motores, com a ajuda de micro controladores; esse circuito pode ser constituído por qualquer tipo de componente que simule uma chave liga desliga, como transistores, reles e MOSFETs. De acordo com o componente que for utilizado para a montagem do circuito serão necessárias algumas medidas de proteção do circuito a partir de configuração de portas lógicas e adicionar outros componentes ao circuito, o que será possível observar mais a frente. A seguir uma figura da ponte H e do funcionamento dos 2 sentidos.
Ponte H - Teórica, com chaves
Funcionamento para os 2 sentidos de rotação
Operação A Ponte H é geralmente usada para permitir que o motor funcione em ambos os sentidos (esquerda, direita), mas também pode ser usada para "frear" o motor, quando o motor permanece parado. A seguinte tabela sumariza a operação.
S1 S2 S3 S4 Resultado 1 0 0 1 Motor move para a direita 0 1 1 0 Motor move para a esquerda 0 0 0 0 Motor desenergizado 0 1 0 1 Motor parado (travado na posição)
A mais simples é a que faz uso de uma chave manual do tipo H-H ou de dois pólos x duas posições, e é ligada de acordo com a figura
Mudança manual do sentido de rotação. Esta chave faz a inversão do sentido da corrente pelo menor de modo que ele gire num sentido ou noutro. Podemos associá-la a um controle de velocidade manual simples como, por exemplo, o que faz uso de um reostato eletrônico, observe a figura.
Controle de velocidade e sentido de rotação. O controle automático pode ser feito com a ajuda de um relé. Com o relé energizado, o motor gira num sentido, e quando não energizado, ele gira em outro, conforme ilustra a figura.
Acionamento do relé a partir de circuitos