ponte h
Salvador
2014
Ponte H
Ponte H nada, mas é que um circuito eletrônico que permite que o microcontrolador forneça a corrente necessária para o funcionamento do Motor de corrente contínua, visto que o micro controlador normalmente trabalha em 5v e em baixas correntes, enquanto o motor DC costuma exigir altas potências.
Além disso, a Ponte-H torna possível que o motor rode tanto para um sentido quanto o outro. Estes circuitos são geralmente utilizados geralmente na área robótica e estão disponíveis em circuitos prontos ou podem ser construídos por componentes.
Funcionamento
O nome ponte H é dado pela forma que assume o circuito quando montado. O circuito é construído com quatro "chaves" (S1-S4) que são acionadas de forma alternada (S1 e S4 ou S2 e S3). Para cada configuração das chaves o motor gira em um sentido. As chaves S1 e S2 assim como as chaves S3 e S4 não podem ser ligadas ao mesmo tempo, pois podem gerar um curto circuito e assim podendo prejudicar o motor.
Material para montagem
O material necessário para a montagem de uma ponte H é dois transistores NPN (BC548, por exemplo), dois transistores PNP (BC558, por exemplo), quatro resistores de 510 Ohms, quatro diodos1N4004, um conector latch macho, um borne de dois terminais (opcional) e um motor DC de pequeno porte.
Montagem
Apesar de não ser tão conhecido, um dos circuitos mais importantes na elaboração de sistemas automatizados é a ponte H. Trata-se de um circuito utilizado para controlar um motor DC a partir de sinais gerados por um micro controlador. Devido à disposição dos seus componentes, torna se extremamente fácil selecionar o sentido da rotação de um motor, apenas invertendo a polaridade sobre seus terminais. Também e importante para a utilização com circuitos digitais, pois como os sinais de saída dos micros controladores não suportam a corrente necessária e nem possuem a tensão adequada para acionar um motor, e