Compressores
COMPRESSOR DE AR TIPO PISTÃO
1.1. DEFINIÇÃO TÉCNICA DO COMPRESSOR DE PISTÃO
É uma máquina onde uma certa quantidade de ar que ocupa um determinado espaço, é reduzida mecanicamente e armazenado dentro de um reservatório resultando em um aumento interno de pressão.
1.2. DESCRIÇÃO GERAL DO COMPRESSOR DE PISTÃO
Os compressores de ar tipo pistão são equipamentos lubrificados a óleo, resfriados a ar e acionados por correia através de um motor elétrico. Os compressores podem estar sobre bases artesianos ou vasos de pressão ou reservatórios de ar.
1.3. FUNCIONAMENTO DO COMPRESSOR DE PISTÃO
A energia elétrica fornecida ao motor elétrico transforma-se em energia mecânica sendo transmitida para a unidade compressora através das correias. Essa energia movimenta as bielas que movimentam os pistões comprimindo o ar contido nos cilindros. Após isso, o ar comprimido é encaminhado através da serpentina sendo armazenado no reservatório de ar.
FUNCIONAMENTO EM CARGA: Enquanto a pressão de trabalho for inferior ao limite máximo a unidade compressora pressuriza o reservatório de ar até o limite de pressão regulado em fábrica, logo após isso, o compressor desliga-se automaticamente através do pressostato automático.
FUNCIONAMENTO EM RECARGA: Quando a pressão do reservatório baixar para a pressão de recarga, o compressor voltará a funcionar automaticamente até atingir a pressão máxima de trabalho.
2. ESQUEMÁTICO DE IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES
Figura 1 - Esquemático Vista Frontal
02 - Vaso de Pressão / Reservatório de Ar: armazena o ar comprimido.
03 - Motor Elétrico: aciona a unidade compressora através da polia e correia.
04 - Pressostato: controla o funcionamento para não exceder a pressão máxima de trabalho.
06 - Válvula de Retenção: retém o ar comprimido evitando seu retorno quando o cabeçote para.
07 - Válvula de Segurança: despressuriza o reservatório no caso de elevação da pressão máxima.
09 - Manômetro: