Ponte de Wheatstone
Ponte de Wheatstone
Leonardo Martins Carvalho
Barra do Garças – MT, 19 de Fevereiro de 2014
Introdução
A ponte de Wheatstone é um esquema de montagem de elementos elétricos que permite a medição do valor de uma resistência elétrica desconhecida. Foi desenvolvido por Samuel Hunter Christie em 1833, porém foi Charles Wheatstone quem ficou famoso com a montagem, tendo-o descrito dez anos mais tarde. O circuito é composto por uma fonte de tensão, um Voltímetro e uma rede de quatro resistores, sendo três destes conhecidos e ajustáveis. O circuito da ponte de Wheatstone é da seguinte maneira:
Figura : Ponte de Wheatstone
onde Rx é a resistência desconhecida a ser medida; R1 e R3 são resistores cujos valores são conhecidos e R2 é um potenciômetro. Se a razão no ramo conhecido R2/R1 é igual a razão entre as resistências no outro ramo R3/Rx, então a tensão elétrica entre os dois pontos centrais será nula e nenhuma corrente fluirá entre estes pontos. Neste caso, o Voltímetro ou Galvanômetro deverá mostrar o valor zero (0 volts) e poderemos dizer que o circuito está balanceado.
Objetivos Determinar a resistencia e resistividade do cobre utilizando a ponte de Wheatstone.
Materiais utilizados
- 1 Multímetro de bancada DM8045 dual display multimeter , não portátil;
- Resistores com resistências diferentes cada um;
- Régua com fio e cursor móvel;
- 1 fonte reguladora de tensão sendo ela uma DC Power Supply FA-3003;
- Cabos elétricos milimétricos.
Procedimento Experimental Montamos o circuito na forma da ponte de Wheatstone. Tínhamos 3 resistores com resistências conhecidas, com as resistências R1= 30 x 10² ± 2%, R2= 51 x 10² ± 5% e R3= 82 x 10² ± 5%, um potenciômetro com uma resistência desconhecida e uma fonte com uma voltagem de 1 V. Depois de montado o circuito, o potênciometro foi colocado nele e ajustado até obter uma