Psicologia
DAMIÃO DOS SANTOS LEITE
Como a Psicologia da Educação tem Ajudado os Alunos
Tarauacá, Acre
2013
DAMIÃO DOS SANTOS LEITE
Como a Psicologia da Educação tem Ajudado os Alunos
Tarauacá, Acre
2013
Como a Psicologia da Educação tem Ajudado os Alunos
O interesse pela educação, suas condições e seus problemas, foi sempre uma constante entre filósofos, políticos, educadores e psicólogos. Com o desenvolvimento da Psicologia como Ciência e como área de atuação profissional, no final do século XIX, várias perspectivas se abriram fato que também ocorreu com a chamada Psicologia Educacional.
Portanto, dentro de todo este processo nasce também à necessidade que o profissional desta área tem em poder acompanhar o desenvolvimento dos alunos que em sua maioria são jovens cheios de questionamentos e crises de identidade, onde muitas das vezes refletem no seu próprio aprendizado. Assim, compreender os aspectos que perpassam tanto o processo de aprendizado, como desenvolvimento humano pode fornece-lhe instrumental teóricos no que concerne a implementação de objetivos e metodologias com maior eficácia no campo educacional e acompanhamentos destes acadêmicos.
Um bom exemplo é quando a criança começa a estudar, ela já sabe falar. A fala é adquirida naturalmente, geralmente no ambiente familiar. A psicologia educacional ajuda pais e filhos a compreenderem melhor de que forma as crianças adquirem conhecimento, de que forma interagem com seus colegas de classe durante as aulas e na hora do intervalo, e qual a importância destes fatores para o desenvolvimento infantil. A psicologia visa o desenvolvimento pleno da criança em sua relação com a família e com a escola.
É preciso que o psicólogo compreenda que no cenário escolar, da mesma forma que outros técnicos presentes na escola, ele não é o protagonista da cena. Seu trabalho é nos