Ponte de Wheastone
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – FCA
ENGENHARIA AGRÍCOLA
PONTE DE WHEATSTONE
Trabalho apresentado como pré-requisito para aprovação na disciplina de Eletrônica Aplicada A Agricultura II do 7° semestre do curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal da Grande Dourados, sob a orientação do prof. Dr. Luciano como parte das exigências da disciplina. Feito pelo acadêmico EVERSON DA SILVA MACHADO.
DOURADOS-MS
22/04/2014
Ponte de Wheatstone
A ponte de Wheatstone é um instrumento capaz de medir a resistência elétrica com extrema precisão, o circuito ponte de Wheatstone nada mais é que dois divisores resistivos, onde três valores de resistências são conhecidos e um não, um galvanômetro que mede a corrente de forma indireta e uma bateria que alimenta o circuito representado na figura 1.
Figura1.
Observação:
Se VA = VB
IG = 0
A ponte está em equilíbrio
Se VA ≠ VB
A ponte está desiquilibrada
O galvanômetro é usado para verificar o equilíbrio do circuito, ou seja, se as tensões VA e VB forem iguais não haverá corrente passando pelo galvanômetro e, portanto, não haverá deflexão do ponteiro. Se o circuito estiver desequilibrado haverá uma corrente circulando pelo galvanômetro e o ponteiro sofrerá uma deflexão indicando o desequilíbrio. Como já citado a ponte pode ser analisada por dois divisores de tensão e uma bateria ilustrada na figura 2.
Figura 2
Para que a ponte esteja em equilíbrio a tensão no ponto A deve ser igualada no ponto B. Portanto
VA = VB
R2.( R4 + R3) = R4. (R1 + R2)
R2.R4 + R2. R3 = R4.R1 + R4.R2
R2. R3 =R4. R1
O Método Da Ponte De Wheatstone.
O esquema elétrico da ponte de Wheatstone está representado de duas formas iguais na figura 3
Figura 3. Dois elementos de circuito dotados de resistência elétrica ABC e ADC deriva-se um ramo ou ponte BD e unem-se os pontos A e C através de um ramo AC. A rede elétrica construída,