Ponte de wheastone
PESQUISA:
Pontes são circuitos que possuem um estado de equilíbrio quando certas condições de seus elementos são atingidas. Usando componentes de valores conhecidos numa ponte podemos determinar os valores de outros que sejam desconhecidos. Assim, usando pontes apropriadas podemos determinar o valor de resistências e capacitâncias.
Uma das pontes mais conhecidas é a ponte de wheatstone que se destaca, pois usa apenas resistores e é aplicada para a determinação de resistências.
Os resistores Ra e Rb seguem uma relação de valores que depende das resistências que desejamos medir. Podemos fazer Ra=Rb.
Rc é um resistor variável e Rx é o resistor cuja resistência pretendemos medir.
Na entrada da ponte aplicamos uma tensão contínua e na sua parte central, na junção dos quatros elementos, ligamos um detextor de nulo, que pode ser qualquer tipo de detector de corrente contínua, por exemplo, um microamperímetro, uma lâmpada e etc. O ideal é ligar um microamperímetro.
Para que não circule corrente alguma pelo circuito indicador, é preciso que a tensão no ponto A seja igual ao ponto B.
Se a tensão do ponto A for maior que a tensão no ponto B, a corrente circula de A para B.
Se a tensão do ponto A for menor que a tensão no ponto B, a corrente circula de B para A.
As correntes serão tanto maiores quanto maiores forem as diferenças entre as duas tensões.
Portanto, para que as tensões A e B sejam iguais, e com isso não haja corrente circulando, basta que Ra seja igual a Rb e que Rc seja igual a Rx.
Uma proporção entre eles que pode ser expressa como : Ra/Rb=Rc/RxComo Ra e Rb são fixos, é fácil perceber que a relação se satisfaça e a corrente no instrumento indicador seja nula. Quando isso acontece, dizemos que a ponte está em equilíbrio.
A ponte de Wheatstone está em equilíbrio quando não passa corrente elétrica pelo galvanômetro. Nestas condições, os produtos das resistências dos lados opostos são iguais.
Cálculo: