relatorio exp 02
RELATÓRIO: EXPERIMENTO 02 – PONTE DE WHEATSTONE E CARACTERIZAÇÃO DE UM DISPOSITIVO TERMISTOR (NTC).
Grupo C1
Felipe Davi Campanaro RA: 155303
Gabriela Pereira de Almeida RA: 155509
Rafael da Silva Maia Gonçalves RA: 157044
Guilherme Neves Trindade RA: 157950
Julia Macedo Rodrigues RA: 160338
RESUMO:
O experimento buscou estudar um tipo específico de circuito conhecido como Ponte Wheastone, a fim de determinar o valor desconhecido de uma das resistências que o compõe, além do funcionamento de um termistor e o comportamento da resistência de acordo com variações de temperatura. O circuito foi montado com quatro resistências: R1, R2, Rx e Rd, sendo as duas primeiras conhecidas, e Rd variável e utilizada para o ajuste do galvanômetro, pode-se utilizar a equação: R1.Rd = R2.Rx para cálculo da resistência desconhecida Rx. Obtivemos Rx = (68 ± 1,3) Ω sua incerteza foi calculada por propagação de erros.
Na segunda parte do experimento, o comportamento do termistor foi analisado, bem como a equação (A*exp^B/T) = RNTC que relaciona sua resistência com a temperatura. Utilizamos um Becker com água e variamos sua temperatura, com o termistor dentro deste Becker com água. A resistência da década foi sendo usada para cada valor de temperatura de modo a obter sempre corrente nula no galvanômetro. A equação foi linearizada e plotada, foi plotado também um gráfico relacionando a equação de sua forma não linearizada com a equação da exponencial com os valores experimentais dos coeficiente angular e linear obtidos pela linearização do primeiro gráfico, e neste segundo gráfico foi analisado a comparação.
OBJETIVOS.
O experimento realizado teve como objetivo analisar circuitos elétricos envolvendo Ponte Wheastone e termistor. Na Parte 01 teve como principal objetivo verificar a funcionalidade da ponte, descobrindo a resistência de um resistor desconhecido através de sua equação R1.Rd = R2.Rx, que é válida nas condições de equilíbrio da ponte, ou seja, quando a