ponte de wheatstone
Sumário
INTRODUÇÃO
Ponte de Wheastone é um circuito destinado a medir resistências desconhecidas. Este circuito é constituído de uma fonte de f.e.m, um galvanômetro e quatro resistores, onde três são conhecidos e o quarto quer ser descoberto. O circuito é montado da seguinte maneira:
Os resistores R1, R2, R3 são conhecidos e deseja-se descobrir a resistência Rx. Para isso é necessário que a ponte esteja em equilíbrio, ou seja, o galvanômetro não acusa passagem de corrente elétrica, ou seja: I(R1)=I(R2) E I(R3)=I(R4) A ponte é considerada em equilíbrio quando:
Quando a ponte esta desbalanceada a equação a ser utilizada será:
Onde:
V= voltagem dada
2 - OBJETIVOS
O objetivo deste experimento é encontrar a resistência em duas situações diferentes, uma com a ponte balanceada variando as tensões conhecidas, medindo a resistência a ser encontrada em um multímetro e outra com a ponte desbalanceada, sendo a resistência encontrada pelo programa Labview.
3 - MATERIAIS UTILIZADOS
- Placa de aquisição niusb6009
- Potenciômetro
- Multímetro
- Fonte
- 5 resistências
- Fios de conexão
- 1 Protoboard
- Computador
- Software LabVIEW
4 - PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Parte 1 – Ponte equilibrada
Na primeira parte do experimento montamos uma ponte de Wheastone em uma protoboard com as resistências r1 e r3 definidas e um potenciômetro de 5k que precisava ser regulado a cada mudança de resistência. e foram fixados como e 998 (5% de precisão) respectivamente. Dadas as 3 resistências iniciais, foi variado durante o experimento em .A fonte de alimentação utilizada no sistema foi de 24v. Montado o circuito e variando o foram feitas as medidas da resistência no multímetro. É importante ressaltar que o