Ponte de macarrão
“PONTE DE MACARRÃO”.
2° SEMESTRE – 2012
BARUERI
2012
INTRODUÇÃO
Este relatório descreve a construção da ponte de macarrão executada por este grupo, nos dando a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de mecânica da partícula, projetando e calculando as forças que irá sofrer tração em cada parte da ponte.
Todo o cuidado foi tomado para utilizar a quantidade correta de cola e macarrão; e também um cuidado em especial para colocar todos os grupos de filetes em sua posição para a ponte não ficar com os ângulos fora de medida.
A competição de pontes de macarrão é comum em diversas universidades, não só no Brasil, mas também em outros países.
O recorde dessa competição é de 234 kgf e foi atingido pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul no 2° semestre de 2011. Este resultado é um recorde brasileiro e é superior ao recorde mundial de 176 kgf, obtido (segundo a Johns Hopkins University) pela Okanagan University College nos Estados Unidos, em condições semelhantes.
SUMÁRIO
1 Objetivo 4 2 Normas para Construção da Ponte de Macarrão 4 3 Normas para a Realização dos Testes de Carga 5 4 Construção da Ponte de Macarrão 6
4.1 Material Utilizado 6
4.2 Passo a Passo da Construção 8
4.3 Esboço do Projeto da Ponte 10
4.4 Cálculos Utilizados 10 5 Conclusão 11 6 Referências Bibliográficas 12
1 Objetivo
O objetivo principal do trabalho proposto é motivar os alunos no desenvolvimento de habilidades que nos permitam: aplicar conhecimentos básicos de mecânica da partícula para resolver problemas de Engenharia.
Projetar sistemas estruturais simples comunicar e justificar o projeto de forma oral e escrita, trabalhar em grupo para executar seus projetos. O trabalho proposto também nos possibilita a dimensão de um projeto real de grande impacto em nosso futuro profissional.
2 Normas para Construção da Ponte de Macarrão I. A ponte deverá ser