Dicas
Oosfera é o gâmeta feminino constituinte do óvulo vegetal. Para originar o embrião das plantas, há uma fusão da oosfera com um dos núcleos geradores do grão de pólen durante a fecundação.. pode ser fecundada pelo núcleo espermático dando origem ao zigoto.
Anterídio estrutura que produz ao gâmetas masculinos (anterozoides) Podem ser pluricelular ou unicelular, têm forma e estrutura variada. Estão presentes em fungos, algas,nos musgos, nas hepáticas, nas pteridófitas e em algumas gimnospérmicas inferiores. anterozoide é a célula sexual (ou gâmeta) masculina das plantas, mas também das algas ,dotada de movimentação própria. O termo provém de antera, o órgão reprodutor masculino das plantas com flor, responsável pela produção dos grãos de pólen. Nestas plantas, os anterozoides são transportados até aos óvulos, encerrados em grãos de pólen, pelo fenómeno designado como polinização.
Indúsio é um retalho de tecido que cobre cada soro em samambaias e tem como função a proteção dos esporângios
Homosporia: são plantas que produzem apenas um tipo de esporo, como resultado da meiose que produz gametófitos bissexuados, podendo haver unissexuados.
Heterosporia: produzem dois tipos de esporos por diferentes esporângios, chamados micrósporos produzidos pelos microsporângios e dão origem a gametófitos masculinos (microgametófitos). Os megaesporângios produzem os megásporos, que dão origem ao megagametófito, que produz os gametas.
Trofofilos: só realizam a fotossíntese.
Esporofilos: produtoras de esporângios.
Trofoesporofilos: realizam as duas funções das folhas citadas acima.
Trofoesporofilos: realizam fotossíntese(trofofilos) e produzem