Ponte de macarrão
PONTE DE MACARRÃO
Universidade Paulista - UNIP
2012
ordem alfabética... (nome 01)
(nome 02)
Bruno Luís Silva de Oliveira
(nome 04)
(nome 05)
(nome 06)
(nome 07)
(nome 08)
(nome 09)
(nome 10)
PONTE DE MACARRÃO
Trabalho apresentado à disciplina Atividade Prática Supervisionada, do curso de Engenharia Básica da Universidade Paulista (UNIP – Alphaville), como exigência parcial para conclusão do semestre. Orientador. Fábio Papallardo
Universidade Paulista - UNIP
2012
SUMÁRIO
1- RESUMO 04
2- INTRODUÇÃO 05
3- METODOLOGIA 07 3.1- DEFINIÇÃO E MEMORIAL DE CÁLCULO 07 3.2- MATERIAIS UTILIZADOS 07 3.3- PROCESSO DE FABRICAÇÃO 07
4- RESULTADO E DISCUSSÕES 11
5- CONCLUSÃO 12
6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1- RESUMO
Este trabalho trata-se do projeto, construção e ensaio destrutivo de uma ponte de macarrão treliçada, utilizando de macarrão do tipo espaguete número 7 e cola, conforme especificado no regulamento da competição. Será dimensionada de modo que a ponte atinja o melhor resultado (quociente entre a máxima massa suportada pela ponte antes da ruptura e a massa da ponte).
A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 100 cm. A construção da ponte será precedida da análise de algumas opções possíveis de tipos de pontes e do projeto detalhado do tipo de ponte escolhida.
2- INTRODUÇÃO
Breve histórico sobre pontes A partir de 1750, começa a era da produção industrial, das máquinas e da energia a vapor: tudo isso se faz representar também na arquitetura. As construções definitivamente passam a ser voltadas à praticidade, rapidez e economia de tempo e dinheiro.
Após a Revolução Industrial, as pontes passaram a ganhar o destaque que até então cabia às catedrais na arquitetura. Construir pontes para transpor vales e rios era essencial para fazer