Analise de investimento
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Introdução: Avaliar as demonstrações contábeis; Fazer análise e planejamento financeiros; Tomar decisões de investimentos; Tomar decisões de financiamentos.
As decisões são analisadas por base nas demonstrações contábeis, que serão tomadas em função dos efeitos das flutuações do fluxo de caixa.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Análise e Planejamento Financeiro visam:
a) Monitorar a condição financeira da empresa;
b) Avaliar a necessidade de aumento ou diminuição da capacidade de produzir;
c) Determinar o financiamento requerido.
Essas decisões se apóiam nos relatórios contábeis baseadas no regime de competência, o objetivo maior é avaliar os fluxos de caixa, para atingir as metas da empresa.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Decisões de Investimento:
Determinam a combinação ou mix do tipo de ativos que a empresa requerer para desenvolvimento de suas atividades, refere-se as unidades monetárias em ativos fixos e circulantes. Dessa forma é possível determinar quando substituir, modificar e liquidar.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Decisões de Financiamento:
Determina a combinação ou mix de busca de recursos de curto ou longo prazo, e qual será a fonte que poderá melhor condições durante aquele período, levando-se em conta os custos e suas implicações tanto no curto quanto no longo prazo.
Nunca esquecer de manter as metas da empresa.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Metas:
a) Maximizar Lucros:
Uma das metas sempre aceita é que há necessidade de maximizar lucros, será?
Nas grandes empresas mensuram-se lucros nos termos LPA (lucro por ação), que representa o lucro obtido durante o período contábil sobre cada ação ordinária.
Fracassa por várias razões: 1) o tempo de retorno ignorado; 2) os fluxos de caixa disponíveis p/os acionistas; 3) o risco.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
1) Tempo de retorno:
Podemos ter um tempo de retorno incerto, p.ex., um LPA maior no 1º ano e em LPA menor no 2º, de forma que podemos