Ponte de macarrão
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Campus Poços de Caldas (MG)
Flávio Francisco Ribeiro
Giancarlo Francesco Aiello
Luís Paulo Alves Pinto
Amir Donizzeti
PROJETO PONTE DE MACARRÃO – Técnicas de Representação
gRUPO pONTE QUE PARTIU
Poços de Caldas/MG
2011
1 . Objetivos
Esta prática foi executada com o objetivo de determinar o fator de atrito de Fanning experimental em secção circular para comparação com os valores teóricos, e determinar também perda de carga medida através de um manômetro em U e os fatores que a influencia. 2. Equacionamento
Para a determinação da perda de carga de um escoamento em uma tubulação como a utilizada no experimento (figura 1) pode-se partir da equação do balanço global de energia (equação 1).
Figura 1. “Bancada de Hidráulica Júnior” utilizada no experimento.
∆v²2+∆Pρ+g∆z+lwf=0 (1)
Como o duto tem seção constante, e as tomadas de pressão são realizadas na mesma altura, considerando o eixo vertical como referência, a equação apresentada acima se resume a: lwf=-∆Pρ (2)
A estimativa do fator de atrito é baseada em dados empíricos, já que para o cálculo deste fator tanto experimentalmente quanto teoricamente são utilizados dados obtidos experimentalmente, sabendo que o fator de atrito é função de Reynolds e da rugosidade relativa.
Para o cálculo experimental do fator de atrito utiliza-se a seguinte equação: f=-D∆P2ρv²L (3) Em que: * D é o diâmetro interno obtido através da tabela com a referência do diâmetro nominal; * ΔP é a queda de pressão determinada a partir da diferença de altura da coluna de água; * ρ é a massa específica da água a 24°C, que é 997,32 Kg/m³. * L é o comprimento entre as tomadas de pressão; * V é a velocidade