Metodologia de identificação de aglomerações produtivas locais
Marco Aurélio Crocco Rangel Galinari Fabiana Santos Mauro Borges Lemos Rodrigo Simões
Grupo de Pesquisas em Economia Regional e Urbana do Cedeplar/UFMG
Palavras-chave aglomerações produtivas locais, proximidade, especialização produtiva, setor têxtil. Classificação JEL R12.
Key words local productive agglomerations, proximity, productive specialization, textile sector. JEL Classification R12.
Resumo A literatura contemporânea em economia industrial e economia regional é repleta de estudos de caso sobre aglomerações produtivas locais. Parte considerável dos estudos empíricos tem-se concentrado em análises de aglomerações já amplamente conhecidos, realizando uma avaliação ex post das características dessas aglomerações e suas contribuições para o desenvolvimento local/regional/nacional. Raros são os estudos que procuram (ou são capazes de) identificar o surgimento de tais aglomerações. Do ponto de vista da elaboração de políticas de desenvolvimento econômico e regional, essa lacuna é grave, uma vez que leva a privilegiar aglomerações já estabelecidas em detrimento daquelas em formação. Em vista disso, faz-se necessário avançar no desenvolvimento de metodologias que permitam suprir tal deficiência. Esse é o objetivo deste artigo, que procura desenvolver uma metodologia de identificação de aglomerações produtivas locais com base em dados secundários. Mediante o uso da técnica de Análise de Componentes Principais, é construído um Índice de Concentração, que indica o potencial de uma atividade industrial em uma região específica em se transformar em uma aglomeração produtiva local.
Abstract The literature on industrial and regional economics is full of cases studies of local productive agglomerations. A significant part of the empirical studies on this subject have concentrated on the analysis of existing productive agglomerations. In contrast, there are few studies that attempt (or are able) to