Piscicultura
10/18/05
8:27 PM
Page 40
IDENTIFICAÇÃO DE
CLUSTERS INDUSTRIAIS:
UMA ANÁLISE DE MÉTODOS
QUANTITATIVOS
Ana Elisa Tozetto Piekarski (UNICENTRO/UFSCar) aetp@dep.ufscar.br
Ana Lúcia Vitale Torkomian (UFSCar) torkomia@power.ufscar.br
Resumo
Este artigo tem como objetivo traçar uma análise comparativa de alguns métodos quantitativos de identificação de clusters industriais adotados no Brasil. O embasamento é dado a partir de uma breve revisão conceitual sobre o tema, considerando a ampla discussão que envolve o termo cluster industrial, bem como da apresentação de quatro métodos de identificação utilizados.
Palavras-Chave: Clusters industriais; Identificação quantitativa de clusters.
Simposio!!!!
10/18/05
8:27 PM
Page 41
Embora a existência de clusters em determinada região a torne vulnerável às instabilidades do mercado devido à atividade industrial concentrada, o que é menos crítico para as regiões que apresentam produção diversificada, essas aglomerações são importantes para o desenvolvimento sócio-econômico regional. Constituídos, em geral, por pequenas empresas, os clusters propiciam, entre outros, o surgimento de oportunidades de trabalho para novas empresas e/ou trabalhadores conta-própria, o dinamismo da difusão de inovações para o setor e as sinergias associadas as economias de escala e escopo.
Para Amato Neto (2000), os clusters proporcionam às pequenas e médias empresas (PMEs) a capacidade de desenvolver atividades que isoladamente não conseguiriam e, com isso, competir globalmente.
Em todo o mundo, podemos ver exemplos bem sucedidos de aglomerações de empresas que, em situações adversas, participam da economia global, tais como o Vale do Silício na Califórnia, a Rota 128 em Massachusetts e os distritos industriais da Terceira Itália. São várias as referências aos exemplos brasileiros, em especial o cluster calçadista do Vale dos Sinos e o de cerâmica de Santa Catarina.
Roelandt & Hertog (1999a)