ponte de macarrão
Combase em experiências didáticas similares relatadas em várias instituições de ensino do exterior e numa iniciativa pioneira no Brasil em competições desta natureza, um evento foi proposto pela primeira vez aos alunos da UFRGS no semestre 2004/1, como umtrabalho prático de várias disciplinas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade. Consiste na análise, projeto, construção e ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão do tipo espaguete, conforme as especificações detalhadas noregulamento daquela competição.
O recorde da competição foi de 156 kgf e atingido na competição do semestre 2006/2. Este resultado é recorde brasileiro em competições semelhantes, e está muito próximo do recorde mundial de 176 kgf obtido naOkanaganUniversityCollege nos Estados Unidos, em condições semelhantes.
Objetivo do trabalho: Realizar a construção e de uma "ponte de macarrão" a partir de espaguete e cola de acordo com um conjunto de regras, e medidas pré-estabelecidas pelo órgão julgador da disciplina. A ponte passará por um ensaio destrutivo, e esse ensaio determinará a ponte mais resistente e vencedora. Esse trabalho tem como finalidade relacionar a Ciência e a tecnologia com o cotidiano dos alunos.
Funcionamento: a ponte será colocada entre dois apoios, superando um vão livre de 50 cm. Uma barra atravessará a ponte no seu ponto médio e sustentará o dispositivo em que serão colocados os pesos.
Regras: a ponte deverá ser entregue e construída e o tipo de estrutura ficará ao critério dos construtores da ponte. A carga será aplicada no centro da ponte e será fixada por uma barraque atravessará a ponte transversalmente.
O fator de desempenho, f, de cada ponte será determinado pelo