Matemática Financeira
Módulo: 2
Atividade: unidade 4 – tela 4.2.2 - atividade individual
Título: O custo do dinheiro ao longo do tempo
Aluno: Sheila Costa da Silva Souza
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: BRADMFEAD_T0001_1013_E1
Introdução
A percepção dos clientes no que tange as ofertas do mercado, assim como a das empresas em relação às expectativas desses clientes tem se tornado cada vez mais importante para a manutenção do mercado e produção de bens e serviços.
Por um lado estão os clientes cada vez mais seletivos a respeito de suas escolhas e por outro lado estão as empresas ávidas em atender e fidelizar as demandas do mercado. Agilidade, inovação, qualidade, custo de manutenção, custo de oportunidade são alguns dos fatores que singularizam a fatia cliente de várias empresas, assim como a rentabilidade e a solidez para o rol dos investidores. Para tanto, as decisões de financiamentos e investimentos no mundo empresarial devem ser tomadas de forma mais otimizada possível.
Esse tipo de percepção é importante; pois, todo capital parado e não investido sofre depreciação no poder de compra. Por isso, a remuneração obtida através dos juros pode proporcionar o equilíbrio dos valores. É claro que há riscos nos investimentos, mas o prejuízo é consequência quando o capital fica estagnado.
A proposta desse trabalho é promover uma reflexão a respeito do custo do dinheiro ao longo do tempo e regime de capitalização mais adequado tanto para a captação quanto para a aplicação de recursos.
Justificativa
O valor do dinheiro muda ao longo do tempo. O poder de compra de um determinado montante hoje não será o mesmo de amanhã. Dessa forma, a matemática financeira nos permite estabelecer comparações entre diversas alternativas de investimentos por exemplo. O entendimento a respeito dos tipos de capitalização pode ajudar os Gestores a tomar as melhores decisões para cada tipo de operação financeira.
As operações financeiras envolvem