Políticas e planos econômicos de estabilização da inflação nas décadas de 80 e 90.
Curso: Administração 4º ADM B
Disciplina: Macroeconomia
Professor: Francisco Gabardo
Alunas : Fernanda Alves, Francieli Aparecida Nunes
Assunto: Políticas e planos econômicos de estabilização da inflação nas décadas de 80 e 90.
INTRODUÇÃO
Este texto tem como objetivo principal apresentar a Política e os Planos Econômicos e suas inflações na década de 80 e 90. Os principais planos econômicos durante esta decada foram o Plano Cruzado- Fevereiro de 1986, Plano Bresser –Junho de 1987, Plano Verão- Janeiro de 1989, Plano Collor I- Março de 1990 e Plano Collor II- Fevereiro de 1991, que teve como objetivo dar solução ao descontrole inflacionário e promover o desenvolvimento econômico e social do país.
DESENVOLVIMENTO
O plano cruzado iniciou em 28 de fevereiro de 1986, durante o governo de José Sarney. Seu objetivo era redução e controle da inflação. As medidas propostas era congelamento de preços e salários na média dos salários dos últimos seis meses, seu foco principal era inércia inflacionara. Criou-se também o chamado “gatilho salarial” que garantia a correção automática dos salários toda vez que a inflação alcançasse 20%. Porém esta correção foi extinta e criou-se o Índice de Preços ao Consumidor- IPC para correção da poupança e aplicações financeiras superiores há um ano. Porém devido o aumento dos salários e o congelamento, aumentou-se a demanda do consumo e levou o Plano Cruzado ao fracasso.
Em novembro de 1986 o governa lança o Plano Cruzado II, mas também foi outro desastre, pois a inflação, os automóveis, bebidas e combustíveis subiram levando o Brasil a suspender o pagamento de suas dividas externa. Devido ao fracasso de dois planos foi nomeado um novo Ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira. Então surgiu o Plano Bresser.
Esse plano foi criado em 1987 na tentativa de apagar o processo