1 Lista de exerc cio de Economia Brasileira Contempor nea II
(V) Insistir na estratégia de crescimento do 'milagre', apesar da elevada dívida externa associada a tal surto expansivo.
(F) Desvalorizar o câmbio e deixar que mudassem rapidamente os preços relativos, a fim de sinalizar os novos custos dos produtos importados, conter a demanda, para reduzir as importações, e controlar a inflação.
- O goberno brasileiro decidiu agir por meio de um planejamento de investimento em setores prioritários por meio do II PND, ao contrário de outros países que optaram em realizar um ajuste recessivo em sua economia.
(V) Prosseguir no caminho do crescimento com endividamento, aproveitando a elevada disponibilidade de financiamento externo.
(V) Evitar o ajuste contracionista e promover a diversificação da estrutura produtiva. Como resultado, o País conseguiu manter taxas de crescimento apreciáveis mesmo em um cenário de recessão nos países industrializados.
(F) Do ponto de vista político o presidente Geisel, da mesma “linha dura” do seu antecessor, mostrava interesse em dar continuidade no crescimento econômico.
- Geisel não pertencia a chamada linha dura.
(V) Após o primeiro choque do petróleo em 1973, o Brasil optou por manter uma política de crescimento econômico em vez de ajustar-se ao choque externo pela redução de suas importações.
(V) A opção de manter o crescimento foi responsável pelo grande aumento da dívida externa no período.
(F) O II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) tinha entre seus objetivos diminuir a dependência do país no setor de energia elétrica.
-Um dos