Economia dos anos 80 e 90 no brasil
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-RS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
A ECONOMIA BRASILEIRA NAS DÉCADAS DE 80 E 90
TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA DE TEORIA ECONÔMICA
Carine Piovesan Lopes, Maik Basso
Frederico Westphalen, RS, Brasil
2013
A ECONOMIA BRASILEIRA NAS DÉCADAS DE 80 E 90
Carine Piovesan Lopes, Maik Basso
Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas de Informação, área de Teoria Econômica, Centro de Ensino Superior Norte-RS - CESNORS, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS, como requisito parcial a aprovação na referida disciplina.
Prof.ª Karine Zingler
Frederico Westphalen, RS, Brasil 2013
Após um longo período de crescimento, a economia brasileira, durante os anos 80, entrou em um profundo período de crise, caracterizado pela es-estagnação econômica e por altas taxas de inflação. A renda per capita, em 1994,estava no mesmo nível da existente em 1980, enquanto a inflação alcançou níveis elevadíssimos nesses quinze anos. Esta foi a pior crise porque passou a economia brasileira desde que o país se tornou independente, tendo sido muito mais grave que, por exemplo, a crise dos anos 30.
Esta crise ocorreu por etapas. Em um primeiro momento — entre 1981 e 1983 —, a diminuição no ritmo de crescimento foi atribuída ao esforço de ajustamento imposto pela crise da dívida. Numa segunda etapa — 1984 a1986 —, a balança comercial foi reequilibrada graças à desvalorização cambial, as taxas de crescimento voltaram, embora baseadas no aumento do consumo, a crise pareceu a muitos ter sido superada. A partir de 1987, porém, com o fracasso do Plano Cruzado e a moratória da dívida externa, a crise voltou a se manifestar. Esse ano e o de 1988 foram anos de ajuste moderado. Em 1989, voltou-se a um crescimento tipicamente populista, que termina, no início de 1990, com um episódio de hiperinflação. Os três primeiros anos da nova década serão anos de profundo ajuste fiscal e de reformas estruturais. A