PIB VERSUS DESEMPREGO
Camila de Andrade Fagundes
Eduarda Assing
Letícia Hinchel
Letícia Luizi da Silva
Maria Eduarda Fernandes
RESUMO: O PIB é o valor agregado de tudo aquilo que é produzido em território nacional, o desemprego é o conjunto populacional de pessoas aptas que buscam emprego, mas não encontram uma colocação no mercado. O presente artigo explica as relações entre essas variáveis econômicas, o estudo da lei de Okun, que relaciona de modo científico as variáveis e como estes índices decorreram no Brasil desde a década de 80.
Palavras-chave: PIB. Desemprego. População.
1. INTRODUÇÃO
O Presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre a variável econômica PIB (Produto interno Bruto) e os níveis de desemprego, apontar e estudar alguns agentes causadores que influenciam a alta ou baixa dessas variantes, como demografia, consumo, produção e comportamento governamental. No exposto artigo também relatamos a relação entre as variações do desemprego e os movimentos do PIB efetivo e potencial descrita por Artur M. Okun, na lei de Okun. De forma sintetizada, apontamos a evolução econômica referenciando PIB e desemprego na economia brasileira nas décadas de 80, 90 até os tempos atuais.
Para estudar o desemprego e o crescimento econômico consideraremos o maior cenário econômico possível no qual a economia em análise está inserida. Neste ínterim, as principais variáveis econômicas abordadas neste trabalho são: O próprio desemprego, o crescimento econômico e a variação do PIB.
2. RELAÇÕES ECONÔMICAS - PIB E DESEMPREGO
As variações no PIB que interferem diretamente nas taxas de desemprego, são a demografia, o consumo da população, o índice de produção das empresas e o governo.
A demografia brasileira é importante devido ao fato de que quanto mais a população cresce, a PEA (População Econômica Ativa) também cresce consecutivamente. PEA define-se por um conceito elaborado para indicar a população que está inserida ou