Trabalho final
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA DE MACROECONOMIA PARA ADMINISTRAÇÃO
A DINÂMICA DA INFLAÇÃO NAS DÉCADAS DE 80 E 90
Natal/RN
Novembro/2013
A DINÂMICA DA INFLAÇÃO NAS DÉCADAS DE 80 E 90
Trabalho acadêmico do Curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial à obtenção da nota da terceira unidade da disciplina de Macroeconomia para Administração.
Orientadora: Prof. Msc.
Maio/2014
1. INTRODUÇÃO
1. CONJUNTURA INTERNACIONAL NAS DÉCADAS 80 E 90
Este trabalho tem como objetivo mostrar alguns aspectos sobre a conjuntura internacional nas décadas de 80 e 90. O mesmo também fala sobre as fases que marcaram a economia mundial nessa época. A década de 1980 representou um momento crucial para a evolução da economia mundial. Ela foi marcada por três fases distintas:
A primeira fase iria de 1979 a 1982. Durante estes três anos, a crise econômica de longo prazo, iniciada em 1967 e marcada por sucessivas recessões (em 1968-69 e em 1973-75), chegou a seu ponto mais agudo. Iniciou-se a tão desejada desinflação e se abateu finalmente (através da depressão econômica de 79 a 82) o auge inflacionário – que no início da década de 1970 aliara inflação e recessão, recebendo o nome de estagflação (inflação com estagnação).
A segunda fase vai de 1983 a 1987. Produziu-se uma recuperação econômica criada a partir do aumento da demanda norte-americana, baseada na ampliação do déficit fiscal. O crescimento da demanda norte-americana recupera a economia japonesa e europeia, que passam a exportar seus produtos industriais numa escala extraordinária. Isto gerava enormes déficits cambiais para os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que gerava superávits