Políticas Públicas
1
Cristiane Paula Mendes Augusto
Resumo:
O presente artigo aborda a temática das Políticas Públicas Educacionais partindo-se do pressuposto administrativo dos trâmites que giram em torno das políticas criadas para aprimorar as questões escolares, bem como a participação efetiva da população e da comunidade escolar em si nas questões paliativas às mudanças propostas no âmbito sócio-educacional e, principalmente da real implementação de tais políticas na comunidade escolar e suas consequências.
1. Introdução:
Política pública é um conceito de definição específica da situação política de uma sociedade. Em separado, a palavra política, que vem do grego, significa a condição do cidadão como participante efetivo nas tomadas de decisões da sociedade, ao passo que a palavra pública, vem do latim, e se relaciona ao povo, ao cidadão livre. Assim, política pública implica na participação da população nas tomadas de decisões inerentes às cidades. Essa participação do povo é representada pelos governantes por eles eleitos, de modo que, políticas públicas se resumem às ações que o governo executa ou deixa de executar.
Da mesma forma se aplica tais definições às políticas públicas educacionais, que ganham especificidade no tocante à ação e o planejamento no âmbito educacional.
Porém tais implicações são mais complexas do que simples tomadas de decisões governamentais, assume a forma de aplicação às questões escolares fazendo um paralelo fundamental à educação escolar.
Na
sociedade atual, a importância da educação, tomada como elemento fundamental de inclusão social e de desenvolvimento tem se tornado cada vez mais evidente, assumindo caráter emergencial da necessidade de
1
dinamização dos recursos materiais e humanos, a fim de propiciar uma qualidade de educação concisa, tanto no individual quanto no coletivo, propiciado pelas instituições.
2. Desenvolvimento:
As
políticas