Classes de estudo = agronomia
Agronomia ou engenharia agronômica é, dentro das ciências agrárias, um campo multidisciplinar que inclui subáreas aplicadas das ciências naturais (biológicas), exatas, sociais e econômicas que trabalham em conjunto visando aumentar compreensão da agricultura e melhorar a prática agrícola, por meios de técnicas e tecnologias, em favor de uma otimização da produção, do ponto de vista econômico, técnico, social e ambiental.
No Brasil a profissão de agronomia é regulamentada pelo Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e fiscalizada pelos Conselhos Regionais, instalados em cada estado. 2 CARACTERÍSTICAS DAS SUBDIVISÕES DA AGRONOMIA
•
PEDOLOGIA
A pedologia é a ciência referente ao estudo dos solos e seu ambiente natural, integra a área da Geografia Física e da Ciência do solo (que também estuda por intermédio da edafologia). O solo, nos conceitos da pedologia, é considerado um corpo natural sintetizado pela natureza e exposto às ações do intemperismo.
Sobretudo, a pedologia estuda a “pedogênese”, a “morfologia dos solos” e a
“classificação de solos”. Um dos pioneiros sobre o estudo dos solos, Dokouchaiev, estudou os solos da Rússia a partir de 1877, e verificou a distinção do solo desde a superfície até as áreas rochosas. Seu estudo foi uma das bases iniciais para o surgimento da pedologia. A pedologia considera a diferenciação morfológica do solo, seus componentes e sua origem.
É uma ciência muito importante para o desenvolvimento social e econômico de um país e região, por informar características gerais e peculiares do solo, dados indispensáveis para o planejamento de uso da terra nos setores na agronomia, geologia, geografia, geomorfologia, biologia e em projetos de cunho ecológico.
A pedologia auxilia muito na classificação dos solos, nos quais os conceitos pedológicos usados nas classificações taxonômicas seguem atributos permanentes encontrados nos horizontes subsuperficiais. Nesses estudos e