Políticas Públicas e Educação
Faculdade de Educação – FE
Políticas Públicas de Educação
Cleyton Hercules Gontijo
Análise dos Capítulos do livro Plano Nacional de Educação
O livro Plano Nacional de Educação, organizado por Luiz Fernandes Dourado, concilia artigos de vários autores, os quais participaram da avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2010 e da Conae/2010. Tem como base a pesquisa “Avaliação do PNE 2001-2008”, cujo resultado identificou limites estruturais à gestão e financiamento; os autores tomam como base a constituição de uma política educacional de Estado. Com esta característica, o PNE visa à superação dos principais obstáculos à garantia do direito à educação, por meio de um plano nacional, compartilhado entre municípios, estados e governo federal.
Tomando para análise os artigos: Educação de Jovens e Adultos e o PNE 2011-2020 e A Educação a Distância no contexto atual e o PNE 2011-2020.
A escolha desses artigos teve como base o Projeto Acadêmico que curso na Faculdade de Educação, “EJA e Economia Solidária”. O projeto trabalha, principalmente, a reformulação de recursos pedagógicos no ensino de jovens e adultos, pela perspectiva da escola sonhada por Paulo Freire.
Sendo assim, o assunto de políticas públicas vinculado a EJA e EaD, acrescentaram muito conteúdo a meus estudos, despertando interesse em conhecer mais ainda sobre o assunto.
No artigo Educação de Jovens e Adultos, a autora Regina Gracindo enfatiza o grande número de analfabetos que não completaram a educação básica no país, resultado na enorme desigualdade econômica e social e a fragilidade da política educacional brasileira. É feita uma avaliação do desenvolvimento de matrículas em EJA, no ensino fundamental e médio, educação técnica e profissional e os impactos do crescente financiamento do Fundeb.
Por fim, Gracindo faz um estudo de metas e estratégias para Educação de Jovens e Adultos na proposta para o novo PNE, assim como os planos das instituições de