Luneta Mágica
MACEDO, Joaquim Manuel. A luneta mágica. SP; Globus, 2011.
O livro pode ser encontrado também em formato digital para download, no site do “Domínio Público” (segue link)
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2126
Etapas do Trabalho
1. Pesquisa sobre a Biografia do autor (levantamento breve).
2. Contexto histórico:
- devem ser levantadas informações sobre o momento histórico em que a obra foi escrita pelo autor;
- não esquecer de citar a referência bibliográfica;
3. Breve resumo da obra, apresentando o conteúdo da leitura feita.
4. Responder à questão proposta.
Data de Entrega: 16 de abril
Atenção: foi disponibilizado um texto de apoio com orientações metodológicas sobre como deve ser feita uma leitura/ análise de texto
SEVERINO, Antonio Joaquim. “Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos”. In: Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed., São Paulo: Cortez, 2007, p. 49-62.
QUESTÃO:
Escrito em 1869, A luneta mágica, do médico Joaquim Manuel de Macedo, apesar de não ser a primeira, foi considerada por muitos críticos como uma das maiores obras do autor. Fortemente envolvido com a elite política e intelectual carioca durante o II Reinado, sua obra acumulou um importante repertório de crítica e análise da realidade imperial. Assim, explique qual o significado das miopias física e moral de Simplício, bem como o papel desempenhado pelas 3 lunetas mágicas entregues a ele pelo armênio, levando em consideração a opinião do poeta russo Vladimir Maiakovski para quem a arte não poderia ser vista apenas como um “espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo”. Não esqueça de exemplificar sua argumentação utilizando-se de passagens do próprio livro.