Políticas Públicas: uma revisão da literatura
Políticas Públicas: uma revisão da literatura
ALUNO: Felipe Marcante A. dos Santos
MATRÍCULA: 13/0008745
Como e por que surgiu a área de políticas públicas
Segundo o texto, a política pública como área de estudo científico, surgiu nos EUA. Na Europa, os estudos se concentravam muito mais em analisar o governo e suas instituições.
A trajetória da disciplina política pública, cria uma nova vertente por parte da ciência política ao se tratar do estudo do mundo público, uma vertente onde se estuda o porque os governos tomam algumas decisões ao invés de outras.
Os “pais”fundadores da área de políticas públicas
-Laswell: Criou a expressão policy analysis como forma de conciliar conhecimento científico com a produção do governo.
-Simon: Para ele, a racionalidade dos decisores públicos é limitada por fatores externos, como informação incompleta, interesses pessoais e etc., porém, dizia que essa racionalidade poderia atingir um nível satisfatório, com a criação de um sistema que modele e controle o comportamento dos decisores públicos.
-Lindblom: propôs mais duas variáveis à formulação e analise das políticas publicas, tais como relações de poder e a integração entre as diferentes fases do processo decisório.
-Easton: Definiu políticas públicas como um sistema, o seja, como uma relação entre formulação, resultados e ambiente.
O que são políticas públicas
O que o texto nos mostra, é que não existe uma definição exata para o termo política pública. Existem teoria e definições de várias áreas distintas, como sociologia, filosofia, antropologia e etc.
Assim, do ponto de vista teórico, políticas publicas é uma área de conhecimentos distintos, é uma área multidisciplinar. Pode- se resumir através dos conceitos de política publica que ela esta embasada em estudar as ações do governo, as conseqüências das ações do governo e quando necessário, propor mudanças à essas ações.
O papel dos governos
Na