Políticas do sus
Saúde da família e da Comunidade –
EXERCÍCIOS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
1- Faça um breve comentário sobre o modelo sanitarista campanhista, apontando pontos positivos e negativos.
Durante a década de 70, vigorava o modelo médico assistencial, baseado em ações curativas, as quais não beneficiavam toda a população, pois somente os trabalhadores contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) contribuíam com a Previdência Social e poderiam dispor desta assistência. Além disso, o atendimento era centrado no setor privado, vinculado e financiado pelo governo federal. Deste modo, nesta época privilegiou-se muito este setor, o qual contrapunha-se ao setor público que apresentava-se defasado, quando comparado ao setor privado, devido ao não investimento econômico no setor público. O fortalecimento do setor privado atendia aos interesses de determinados grupos, não atingindo as reais necessidades da população.
As vantagens era a de promover assistência médica a trabalhadores urbanos e rurais. E as desvantagens eram: modelo centrado na doença e na assistência médica curativa; Fragmentação da ciência médica, passando a tratar o corpo em partes cada vez menores e não era universal.
2- Descreva as características do modelo médico assistencialista privatista e suas repercussões para a saúde hoje.
Era um modelo utilizado na ditadura militar, onde privilegia a assistência médica individual curativa, que era direito apenas dos trabalhadores formais e rurais. O sistema de saúde brasileiro é hoje, assim, palco da disputa entre modelos assistenciais diversos, com a tendência de reprodução conflitiva dos modelos hegemônicos, ou seja, o modelo médico-assistencial privatista (ênfase na assistência médico-hospitalar e nos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico) e o modelo assistencial sanitarista (campanhas,