Política social
TAREFA II – OEPC- GM– EAD – FEAC
Marcos Antonio da silva
Maceió/Al
2013
TAREFA 2:
Comentários sobre a política social brasileira antes e depois da Constituição de 1988 e como você vê o fato da educação ter se tornado um “dever do Estado” a partir dessa Carta Magna.
A política social brasileira do antes da Constituição de 1988, teve seu início com o processo de industrialização e urbanismo, porém, no período de 1940 a 1960, as políticas sociais adotadas, eram direcionadas para proteção dos trabalhadores, com a finalidade de garantir a força do trabalho coadunado com as exigências do mercado. Além disso, a política social desse período também foi fruto da luta dos trabalhadores pelas conquistas de suas necessidades básicas, pois o governo desse período tinha como política social o autoritarismo por força do militarismo que predominava e buscava a sustentação em dar legitimidade aos governos que buscavam base social para continuar no poder.
A ideologia do período era que o desenvolvimento social era decorrente do desenvolvimento econômico na busca de um padrão de ética e moralização do trabalhador e sua família consoante a ordem capitalista e monopolizadora. Em linhas gerais, algumas medidas de política social adotadas pelos governos da época, foram importantes para proteção do trabalhador, pois grandes avanços e conquistas significaram uma evolução e aperfeiçoamento da política social brasileira apesar de ter ocorrido algumas fragmentação de classes de trabalhadores.
Por outro lado, A Constituição brasileira foi consagrada como “Constituição cidadã”, garantindo uma série de direitos sociais contida em seu texto, abrangendo toda classe de trabalhadores, diferentemente do período anterior, como mencionado no parágrafo anterior, em que havia fragmentação. As garantias dos direitos básicos de proteção social tiveram seu maior avanço na educação, pois esta foi a grande ponte para alcançar os aspectos mais