Política Nacional do petróleo
Quando falamos sobre o petróleo, muitas pessoas têm a errônea impressão de que essa substância somente apareceu na história com o advento da Revolução Industrial. Contudo, desde a Antiguidade temos relatos que nos contam sobre a existência desse material em algumas civilizações. Os egípcios utilizavam esse material para embalsamar os seus mortos, já entre os povos pré-colombianos esse mesmo produto era pioneiramente empregado na pavimentação de estradas.
O que é o petróleo?
O petróleo teve formação há milhares de anos a partir da decomposição de seres que compõe o plâncton, decomposição causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Assim se acumulando no fundo dos mares.
O petróleo é um recurso natural não renovável, uma substância oleosa e inflamável, muito utilizada como fonte de energia atualmente.
Composto por hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Além de servir como base para fabricação da gasolina, outros produtos, como gás natural, nafta, querosene, lubrificantes, plásticos, velas, etc. são derivados do petróleo.
História do petróleo no Brasil
1858/1892- No Brasil, a existência do petróleo já era computada durante os tempos do regime imperial. Nessa época, o Marquês de Olinda cedeu o direito a José Barros de Pimentel de realizar a extração de betume nas margens do rio Marau, na Bahia.
1930-Até as primeiras décadas do século XX, alguns estudiosos e exploradores anônimos tentaram perfurar alguns poços de petróleo sem obter êxito. Contudo, em 1930, o engenheiro agrônomo Manoel Inácio de Basto mudou essa situação.
1938- Na década de 1930 entra em pauta a questão sobre a nacionalização dos recursos do subsolo. Em 1938, toda a atividade petrolífera passa, por lei, a ser obrigatoriamente realizada por brasileiros, é criado o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), que avalia pedidos de pesquisa e lavra jazidas de petróleo. Ocorre perfuração do poço em Lobato, na Bahia. Com base no