Política monetária,contracionista e expansionista
Módulo: 4
Atividade:
Título: Analise os efeitos das políticas Monet. E fiscais, contracionistas e expansionistas na economia Européia.
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: IEPOS_T0260_0613
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo compreender e identificar os efeitos da política monetária e fiscais, contracionistas e expansionistas em uma economia.
Como a Política monetária e fiscal influencia a economia e a política, é através dela que é tomada de decisões para contornar diversos problemas, e impulsionar a circulação de moeda no país. E As Taxas de juros como ela pode ter sua grande importância no meio econômico e influenciar o comportamento de uma população, em seus gastos e nos seu meio de sobrevivência. Por que os Europeus sofrem tanto com as medidas e tomada de decisões na Política monetária e fiscal.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
Política monetária é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico. Instrumentos básicos de uma política monetária é a emissão de papel moeda, depósito compulsório, compra e venda de títulos da dívida pública, empréstimo do Banco Central aos bancos comerciais e controle das taxas de juros. A política monetária tem grande influência na economia de um país, na prática atua e controla o gasto na economia nacional, principalmente na renda familiar e nos empreendimentos. Ela sempre avalia as variáveis da macroeconomia.
No Brasil essas políticas ocorrem a partir do Conselho Monetário Nacional, posteriormente avaliado pelo Banco Central, Copom e Sistema Bancário; daí estabelece-se a oferta monetária no mercado e a taxa de juros. Existem dois principais tipos de política monetária a serem adotados pelo governo; a política rigorosa e a política flexível.
A política monetária expansiva consiste em aumentar a oferta de