Política, missão, visão e valores
A política empresarial procura estabelecer as bases, objetivos e desafios a serem alcançados, são parâmetros ou orientações que facilitam a tomada de decisões. De modo geral é programar atos de modo que beneficie a todos os envolvidos. No caso de política empresarial, cada empresa tem a sua e seus programas dependem do que a empresa deseja alcançar - se é lucro, competitividade, expansão, internacionalização. Enfim, políticas são regras a serem cumpridas para atingir objetivos como esses apontados e outros.
Missão
A procura por melhores resultados é algo imprescindível para que as organizações se mantenham competitivas em um cenário cadenciado tanto por regras advindas dos processos de internacionalização quanto pelo crescente nível de exigência pertencente a um novo perfil de consumidores. Desse modo, as organizações começam a atuar de forma bem mais ideológica e ainda, uma vez que os produtos e serviços mostram-se cada vez mais iguais e apresentam-se de maneira cada vez mais semelhante, as organizações atualmente andam apostando em um conjunto próprio de características – Missão, Visão e Valores – que as identifiquem e diferencie dos demais players.
A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders (parte interessada). De acordo com o consultor Sergio Luiz de Jesus, a missão de uma empresa está tão ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social. Ainda segundo o consultor, toda missão dever orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.
Algumas definições:
“A missão é, em essência, o propósito da organização”. (Valeriano).
“A Missão é a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela exercerá”. (Pavani, Deutscher e Lopes).
“Missão: razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a