Política fiscal
Tem o objetivo de controlar e estimular a demanda agregada, conforme os efeitos de variação dos gastos do governo ou variação das taxas e impostos, combatendo o desemprego e a inflação. b) Quem a executa?
O governo. c) Quais os instrumentos de política fiscal?
Um corte nos impostos, para estimular a demanda agregada e o aumento da economia é bem aceito do que um aumento nos gastos do governo.
Um corte ou aumento nos impostos pode ser implementado mais rapidamente que uma mudança nos gastos do governo. As políticas expansionistas são realizadas em períodos de demanda insuficiente e políticas restritivas são necessárias em períodos de demanda excessiva e inflação.
QUESTÃO 02: COMPLETE A FRASE ABAIXO:
“Em períodos de inflação elevada, o governo pode adotar medidas que __controle a demanda agregada, como _____redução________ dos próprios gastos e __aumento___________ dos impostos e assim combater a inflação.“ (VALOR = 0.75)
QUESTÃO 03: ASSINALE VERDADEIRO OU FALSO. JUSTIFIQUE A(S) FALSA(S): a) Se o governo adota uma política fiscal expansionista que acaba levando a um orçamento deficitário, ele pode financiar tal déficit aumentando a carga tributária do país. (V) b) O poder de compra da moeda varia durante períodos de inflação. (V) c) Os meios de pagamento são representados pela quantidade de moeda em poder do público e os depósitos à vista nos bancos comerciais. (V) d) Losango, Fininvest e Caixa Econômica Federal são exemplos de intermediários financeiros não bancários. (F). Pois a Caixa Econômica Federal é um intermediário financeiro bancário, onde é recebem depósitos a vista nas contas abertas pelos indivíduos. Fornecendo até mesmo talões de cheques. e) O Banco Central é o executor da política monetária. (V) f) Uma política monetária expansionista visa aumento da quantidade de moeda em circulação. (V) g) Inflação de oferta