Política cambial x comercial
Política cambial: atuação/posicionamento do governo sobre a taxa de câmbio.
Política comercial: Instrumentos de incentivos e/ou desestímulo às exportações e importações.
O balanço de pagamentos: registro do conjunto de transações de um país com o resto do mundo em um determinado período de tempo.
A política cambial e o ajuste do balanço de pagamentos: Câmbio desvalorizado/depreciado ou taxa de câmbio elevada/depreciada/desvalorizada: poder de compra da moeda nacional é menor. Estimula as exportações e desestimula as importações;
Câmbio valorizado: poder de compra da moeda nacional é menor. Estimula as importações e desestimula as exportações. REGIMES CAMBIAIS: Cambio flutuante - O preço é determinado pela oferta e procura de divisas no mercado de câmbio. Flutuação suja: o governo intervém, por meio da autoridade monetária comprando e vendendo divisas para não gerar variações bruscas do preço no mercado de câmbio.
CÂMBIO FIXO: O preço é determinado pela autoridade monetária, mas como é possível manter um preço fixo?
Regime de bandas cambiais: É determinada uma margem na qual a taxa de câmbio pode flutuar (valor mínimo e/ou máximo).
Elementos que determinam a taxa de câmbio: A taxa de juros; Nível de renda externa e interna; As condições de produção; Os níveis de preços; As expectativas.
SELIC E FLUXO DE CAPITAIS: Taxas elevadas: atraem capital; Taxas reduzidas: saída de capital.
Balanço de pagamentos: Balança comercial; Balança de serviços e rendas; e Balança financeira e de capitais.
Risco país: Risco país. índice denominado Emerging Markets Bond Index Plus (EMBI+) e mede o rendimento médio de uma carteira, constituída por papéis emitidos pelo Brasil no exterior, frente ao rendimento dos títulos do tesouro norte-americano de prazo comparável. Cada 100 pontos, o país deveria oferecer 1p.p. a mais de remuneração dos papéis públicos no país do que é oferecido nos