tcc grafica
UNID. CURRICULAR: ECONOMIA INTERNACIONAL E DA
INFORMAÇÃO
GUIA AULA: Semana 02/09/2013 à 08/09/2013
TEMA: TAXA DE CÂMBIO
PROFESSOR: Vicente H. Bruzzesi
I - Objetivos do tema escolhido: Nesta aula estaremos tratando do tema
Taxa de Câmbio como um importante componente na questão da economia internacional. II – Importância do tema: Permitir aos alunos o conhecimento sobre a importância das taxas de câmbio como ferramenta balizadora do preço da moeda nacional em relação a outra moeda estrangeira, o que repercute nos processos de importação e exportação de um determinado país.
III – O tema em si:
Taxa de Câmbio
O Prof. Bruno Ratti, em seu livro Comércio Internacional, diz que a taxa cambial nada mais é do que o preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. Assim, quando dizemos que um dólar vale R$ 3,00, estamos dando à moeda americana seu preço em moeda nacional.
Ratti diz também que a taxa cambial mede o valor externo da moeda nacional.
Isso significa que um americano sabe que o valor externo de sua moeda, no
Brasil, é R$ 3,00.
1
Valorização Cambial
Com uma valorização (apreciação) cambial, a moeda nacional (real) fica mais forte relativamente às moedas estrangeiras. Os brasileiros passam a importar mais, e aumenta a competição do produto importado com os produtos nacionais. Os empresários brasileiros são estimulados a elevar o preço de seus produtos e são obrigados a manter os preços em níveis competitivos. Ou seja, a valorização cambial permite “ancorar” os preços internos e reduzir a taxa de inflação.
Contudo a política de valorização cambial pode apresentar algumas desvantagens. Os setores nacionais que estiverem despreparados para a competição externa podem sofre grande queda em suas vendas, com o conseqüente aumento do desemprego nesses setores. Os exportadores também são prejudicados, porque, com a moeda nacional valorizada, nossos produtos ficam relativamente mais caros para o comprador