Economia: Balança comercial e taxa de cambio
Atualmente, não existe um só país que seja capaz de permanecer sempre em regime de autarquia, ou seja, isolado dos fluxos que envolvem o comércio. Porém, ainda assim, existem países com restrições em relação às importações e exportações.
A primeira interpretação de comércio internacional surgiu com os mercantilistas. Estes tinham como visão de riqueza os metais preciosos (ouro, prata), princípio este conhecido como Metalismo. De acordo com esse princípio, quanto maior seu valor de exportação e menor o valor de importação, mais rico seria o país, pois teria mais metais preciosos acumulados em seu território. O objetivo principal desse princípio era conseguir a balança comercial (exportação menos importação) positiva, como no caso dos monopólios comerciais.
- Balança comercial: Regista as importações e as exportações de bens e serviços entre os países. Quando as exportações são maiores que as importações regista-se um superavit na balança, e quando as importações são maiores que as exportações regista-se um deficit.
- Fatores que influenciam as exportações:
Preços externos em dólares: se os preços dos nossos produtos aumentarem no exterior, as exportações nacionais devem aumentar.
Preços internos em reais: uma elevação dos preços internos de produtos exportáveis pode desestimular as exportações e incentivar a venda no mercado interno.
Taxa de cambio: o aumento da taxa deve estimular as exportações, seja porque nossos exportadores receberão mais reais pelos mesmos dólares, seja porque os compradores externos, com os mesmos dólares, poderão comprar mais produtos adicionais.
Renda mundial: um aumento da renda mundial certamente estimulará o comercio internacional, e em