A taxa de câmbio e seus efeitos na balança comercial:
RESUMO
A presente pesquisa tem como objetivo principal verificar e analisar os efeitos que a oscilação do câmbio provocou na economia brasileira, em especial na balança comercial, no período de 2003 - 2006, correspondente ao primeiro mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva, seguido da estruturação do balanço de pagamentos e dos regimes cambiais existentes. A metodologia usada foi única e exclusivamente de fontes bibliográficas, tais como, livros, revistas especializadas, sites especializados, artigos científicos, etc, em que os dados coletados foram de fontes secundárias. Para atender o objetivo proposto, o trabalho foi dividido em três partes: a primeira parte apresenta a estrutura do balanço de pagamentos, as contas que o pertence, incluindo a balança comercial; a segunda parte analisa a teoria econômica relacionada com o mercado cambial e taxa de câmbio, ou seja, aborda os regimes cambiais existentes, as taxas de câmbio e o regime cambial utilizado pelo Brasil e seus efeitos; e, por último, a terceira parte avalia as influências da taxa de câmbio sobre a balança comercial brasileira no primeiro mandato do governo Lula (2003 - 2006).
PALAVRAS - CHAVE: Balanço de Pagamentos; Balança comercial; Taxa de câmbio;
Primeiro Mandato Governo Lula.
1Artigo elaborado com base na monografia apresentada na conclusão de curso em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Instituto Vianna Júnior.
2Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Instituto Vianna Júnior.
E-mail: dyegojf@gmail.com
3Professora da Faculdade de Ciências Econômicas do Instituto Vianna Júnior. E-mail: afranchini@viannajr.edu.br A TAXA DE CÂMBIO E SEUS EFEITOS NA BALANÇA COMERCIAL:
O caso brasileiro no período 2003 – 2006
INTRODUÇÃO
A taxa de câmbio, que é o elemento principal deste trabalho tem uma importância crucial nas contas da balança comercial, pois sua oscilação