Introdução a economia
1 – Sobre taxas de câmbio:
a) Defina taxa de câmbio.
Cambio fixo é quando uma moeda tem o preço fixo em relação a outra, neste caso o governo se compromete a intervir na economia comprando e vendendo (na imensa maioria das vezes dólares), de forma a manter a paridade das moedas fixas. Assim, 1 dólar pode custar 1,80 reais, 1 libra pode custar 2,50 reais.
b) Defina regime de câmbio fixo, regime de câmbio flutuante e flutuação suja.
O regime de câmbio fixo foi adotado por países com elevadas taxas de inflação principalmente nos anos 1980 e 1990, uma vez que, fixando o valor da moeda estrangeira, em termos da moeda do país, o preço dos produtos importados não se eleva com as variações cambais. O câmbio flutuante é quando o preço de uma moeda em relação à outra é determinada pelo mercado, ou seja, pelas leis de oferta e procura pela moeda, assim como qualquer mercadoria numa economia. Dessa forma o governo não intervêm no mercado e a paridade da moeda pode variar a todo o momento ao longo de um determinado período de tempo.
c) Qual a diferença entre variação nominal e variação real?
A variação nominal se dá a preços correntes, enquanto que a variação real corresponde aos preços constantes, para que se exclua o efeito preço da variação física da produção.
2 – Qual o efeito de uma política de valorização do real perante outras moedas:
a) Sobre o saldo da balança comercial?
Igualaria na hora de comprar e vender produtos para o exterior, deixando-a assim sem déficit.
b) Sobre a oferta e a demanda de divisas estrangeiras?
Não consigo ver onde a valorização do real interferiria nas divisas estrangeiras visto que hoje nenhum país compra ou vende porções de sua terra.
c) Sobre os preços domésticos?
Só afetaria os produtos importados; pequena parte dos nacionais, que são produzidos com material ou outra composição importada.
3 – O que é teoria das vantagens comparativas? Qual a crítica